sexta-feira, 15 de junho de 2018

Testes de gravidez

Olá meninas,

desculpem a ausencia mas tem sido complicado :)

Os testes de gravidez não tem segredo nenhum... Eles detetam uma hormona na urina, o beta-hCG... esta hormona começa a ser produzida pelo corpo assim que o óvulo fecundado se fixa no endométrio, que é quando o corpo recebe a informação que 'está grávido'. O óvulo é fecundado nas trompas, e a viagem até se fixar demora alguns dias, depois disso ainda demora mais um pouco até a hormona chegar à urina, por isso algumas meninas obtém o positivo no teste da urina antes de outras :)

Quando fazer o teste?
O ideal é fazer o teste depois do 'atraso'. Porq? Bem, é possivel obter o positivo 5 dias após a fecundação, mas é ideal esperar até o atraso. Por vezes ocorre um 'erro' na fixação do óvulo no endométrio, e isso dá origem ao 'falso positivo'. Passo a explicar, o óvulo fecundado não fixa corretamente e o corpo não assume a gravidez então a menstruação expulsa o óvulo, a isso se chama uma gravidez química. Infelizmente é algo que pode ocorrer com alguma frequencia, por isso se aconcelha a realizar os testes com alguns dias de 'atraso' para ter a certeza que o óvulo se encontra fixo corretamente.
Notem que não existe 'falso positivo', apenas uma gravidez que não evolui :(

O teste de sangue deteta a hormona mais cedo, mas continuo a aconselhar teste de urina com algum atraso :)

Ainda, o ideal é fazer o teste de manhã, para aumentar as probabilidades de detetar a hormona, já que ela se 'acumula' durante a noite...

Menino ou menina? será o tema do próximo post 😝

Sem comentários:

Enviar um comentário

agosto 2017...